The Academy Awards ou The Oscars — mais conhecida popularmente como Oscar — é a premiação de cinema mais renomada do mundo, além de ser a premiação mais antiga que está em vigor atualmente. Foi criada em 1927, mas só teve sua primeira cerimônia em 1929, na cidade de Los Angeles. Sua função é premiar as melhores produções cinematográficas do ano e é transmitido para diversos países e assistido por milhões de pessoas em todo o mundo. 

Quem criou o prêmio Oscar?

A forte expansão do cinema norte-americano na década de 1920 fez com que algumas personalidades do cinema reuniram-se e criaram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences — Ampas, em inglês). A idéia veio de Louis B. Mayer, um dos chefes da Metro-Goldwyn-Mayer (empresa norte-americana de produção e distribuição de filmes e programas televisivos), para cuidar da imagem dos estúdios de cinema de Hollywood e resolver problemas trabalhistas. Os membros que formavam o Ampas na época decidiram que era necessário criar um evento que premiasse as melhores produções de cinema de cada ano e, assim, surgiu o Oscar. A primeira cerimônia foi realizada em 16 de maio de 1929, em um hotel localizado em Los Angeles. Contou com a presença de 270 pessoas, que pagaram U$ 5 para poder assistir à cerimônia que premiou as melhores produções de 1927 e 1928.

Quem vota para o Oscar?

Os membros do Ampas são os que selecionam os filmes e votam. Na primeira cerimônia, apenas 26 membros votaram. Atualmente, acredita-se que o número de membros e que possuem direito ao voto seja de cerca de 8.500 pessoas. Lembrando que apenas duas categorias são abertas para receber o voto de todos os membros: Melhor filme e melhor filme estrangeiro. Nas outras categorias que necessitam de conhecimento técnico para avaliação, só votam aqueles que possuem condição para tal.